Pesquisar médicos

Facetas de porcelana

O que são as facetas de porcelana

Não faltam opções na odontologia estética, uma alternativa para ter um sorriso perfeito, em poucas horas, são as facetas de porcelana. Tratam se de finas próteses fixadas na parte externa dos dentes. Em apenas duas seções, de duas horas cada, você poderá ter um novo sorriso e um novo visual. As facetas são lâminas bem finas que cobrem a parte visível dos dentes, como uma espécie de revestimento, proporcionando uma aparência bem natural. Elas são usadas também para corrigir falhas e trincados, dentes desalinhados, desgastados, manchados ou com espaçamento. Esta é a melhor alternativa para correção de posição dos dentes. Com as facetas é possível, também, aumentar o tamanho dos dentes.

 

Como são feitas as facetas de porcelana

 

Inicialmente é feito um estudo da face do paciente, para que o resultado tenha harmonia, então os moldes são enviados para o laboratório onde são confeccionadas as facetas em porcelana e cimentadas como qualquer tipo de restauração. O trabalho precisa de reavaliações constantes, contudo, sua manutenção consiste apenas em uma higienização adequada. As facetas imitam perfeitamente a cor, textura e transparência natural dos dentes, muitas vezes é impossível identificar a diferença entre os dentes naturais e os com facetas. Elas são muito duráveis e resistentes, não perdem a cor mesmo depois de anos.

 

De que material são as facetas de Porcelana

Os materiais utilizados na fabricação das facetas dentárias são resina e porcelana, ambos podem ser fabricados por protéticos em laboratório de próteses dentárias ou com aplicação direta de resina no consultório. As facetas em porcelana são minimamente invasivas, ou seja, muitas vezes nem é preciso desgastar os dentes para sua instalação. As facetas podem ser fabricadas com diversos materiais, existem inúmeros tipos de cerâmicas odontológicas que agregam diferentes tecnologias produzidas especialmente para a confecção de dentes, preocupando-se cada vez mais com a estética e o aspecto natural.

 

Efeitos adversos da técnica de clareamento interno

Mudanças na dentina e esmalte são os mais importantes podendo afetar o tempo de duração das restaurações e também a resistência estrutural do dente. Problemas menos comuns estão
relacionados a reabsorções cervicais que deixam o dente com uma coloração rosa, mas que se detectada precocemente pelo dentista podem ser resolvidas.

 

Porcelana E-MaX

 

Outra opção são as facetas de cerâmicas feldspáticas que tem melhor translucidez, mas não a mesma resistência. Ainda, a E-MaX é uma marca patenteada de uma cerâmica reforçada com dissilicato de lítio. E tem as facetas do tipo lentes de contato, que não representam nenhum desgaste dos dentes envolvidos, mas não são muito indicados quando o paciente quer alterar a cor dos dentes, pois sua fina espessura não é capaz de esconder o escurecimento dos dentes. Para fixar as facetas ao dente é utilizado cimento resinoso que faz com que a porcelana torne-se forte e durável. Lembrando que a porcelana é um material frágil, mas se bem colada e fixada torna-se muito resistente.

 

Como cuidar da higiene bucal após a colocação das facetas de porcelana?

A limpeza deve ser feita da mesma forma que antes, escovação após as refeições e uso de fio dental uma vez ao dia. Creme dental e flúor ajudam a remover resíduos alimentares e a placa bacteriana. De qualquer forma, o #dentista deve indicar produtos específicos que podem ajudar a manter a durabilidade das restaurações.

 

OQuanto tempo duram as facetas? É preciso trocar depois de certo período?

 

A duração de qualquer prótese depende muito dos hábitos alimentares do paciente e dos cuidados que ele tem com sua boca. Hábitos como o fumo, ingestão de refrigerantes, sucos de limão podem diminuir a vida útil das #restaurações. O Bruxismo é outro fator que irá prejudicar a conservação das facetas. Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Vale lembrar que esse tempo pode ser prolongado ou diminuído de acordo com os fatores citados acima.

 

Porcelana ou resina? Qual a melhor escolha?

 

As facetas em porcelana são mais bonitas e não sofrem alteração de cor com o passar do tempo. Mas se o paciente quer resultado mais rápido a preço mais acessível, a escolha são facetas de resina, confeccionadas em apenas 1 seção e passíveis de reparos com maior facilidade apesar de sua qualidade estética ser um pouco inferior.

Quem já fez clareamento dental pode colocar as facetas de porcelana?

 

Pode sim, além disso, as facetas dão resultados muito mais eficazes no clareamento, elas escondem por completo o escurecimento dos dentes e é muito menos invasiva.

Abrir Conversa
Estamos online!
Estamos online! Podemos te ajudar?
Powered by