Clínica Essenze

Próteses Dentárias

Próteses

Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumas ou deficiências fisicas de nascença.

Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica.

Em situações nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais pode-se optar Prótese Parcial Removível. Essas não tem por objetivo substituir as próteses dentárias parciais fixas e sim recompor estruturas quando se torna impossível a confecção de uma prótese dental fixa, seja por custo ou casos de perda de maior extensão de dentes. Por ter um preço mais acessível as próteses parciais removíveis ainda são largamente utilizadas na odontologia. É uma prótese dentária que reabilita de forma bastante satisfatória o paciente.

O que causa?

O bruxismo é normalmente causado por stress, ansiedade ou emoções negativas, mas pode estar ligado a fatores genéticos ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca

Quando ocorre?

Comumente a tensão é liberada durante o sono, é o momento em que o paciente mais atrita os dentes.

No que pode resultar?

Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Qualquer pessoa pode ter?

O bruxismo afeta uma grande parcela da população, a prevalência varia de 15 a 90% em adultos e 7 a 88% em crianças e em ambos os sexos. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos.
Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.

Quando é diagnosticado?

Somente alguns casos são diagnosticados precocemente, pois a pessoa portadora desse hábito não sabe o barulho que faz e continua dormindo tranqüilamente. Em compensação, a companheira ou companheiro que dorme ao lado é quem dá o alarme, avisando, na maioria dos casos, tardiamente, sobre o barulho e com o desgaste dos dentes já iniciado.

E como o paciente pode perceber por si próprio que range os dentes?

O paciente deve ficar atento ao desgaste e amolecimento dos dentes. Dor de cabeça é o sintoma mais comum do ranger dos dentes. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e em casos mais avançados pode ocasionar necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária. Zumbidos e dores de ouvido também podem ser sintomas ocasionados pelo bruxismo, além de dores no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação. Estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono são outros sinais frequentes.

A tendência do ranger é ficar cada vez mais intenso?

A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra, muito depende do estado emocional do paciente.

Como o dentista poderá ajudar nestes casos em que o problema inicial está relacionado com problemas emocionais, tensões físicas e psicológicas?

O dentista irá diagnosticar o bruxismo, o padrão de desgaste dos dentes, relatos de dores de cabeça e músculos da mandíbula cansados ao acordar e indicará a colocação de um aparelho específico noturno que dará proteção aos dentes e alívio da dor. Mas paralelo a isso, será imprescindível que o paciente escolha algum tipo de terapia que possa avaliar sua qualidade de vida e os motivos e decorrências do stress que vem enfrentando para que possa buscar o tratamento adequado.

Como tratar o Bruxismo?

O “feitiço”, ou melhor, o tratamento apropriado decorrerá do que está causando o problema. Dependendo da avaliação do dentista o uso de um dispositivo quando dormir poderá ser uma solução. São placas confeccionadas em resina acrílica, que ajudam a preservar os dentes, evitando maior desgaste. Feito sob encomenda pelo dentista, o aparelho é ajustado aos seus dentes, o dispositivo é uma espécie de forma dos dentes e encaixa-se sobre a arcada superior e protege do atrito com os dentes inferiores. Nas crianças, a placa é feita de silicone. As placas geralmente são usadas à noite, mas em alguns casos há uma placa mais fina ideal para quem precisa utilizá-la durante o dia. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não representa uma cura. Meios de relaxamento que aliviam a tensão cotidiana e podem contribuir, uma vez que o ranger dos dentes pode ser decorrência de stress. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes.

Reduzir a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida, aquelas em que os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia. O ranger dos dentes apresenta etiologia ampla, onde a gravidade do dano tende a variar em cada indivíduo. Além do tratamento odontológico é necessário um acompanhamento multidisciplinar com abordagem terapêutica, a começar pela conscientização do paciente em relação aos seus hábitos. Não há um tratamento incisivo adotado, sendo assim, a inter-relação profissional x paciente deve ser completa, juntamente com outros profissionais da área de saúde para garantir ausência da sintomatologia e do desconforto.

Como cuidar da higiene e manutenção das placas Oclusais?

Deve ser mantido um controle constante das condições bucais gerais (cárie, inflamação gengival, etc.) e as recomendações de uso devem ser seguidas a risca. A colocação e retirada da placa é um processo simples e de fácil manuseio se houver dor, o paciente deve interromper o uso e comunicar ao seu dentista. Pode haver um aumento na salivação, o que é resolvido rapidamente, bem como a alteração na fala, que se resolve tão logo a língua se adapte à espessura da resina e com seu novo espaço. A placa deve ser limpa assim que removida da boca (com escova de dentes macia, água e creme dental) para evitar a formação de biofilme bacteriano e cálculo, e evitar o mau cheiro. Recomenda-se também a imersão do aparelho em solução de 1 copo de água (200 ml) para 1 colher de sopa de água sanitária, 1 vez por semana, e então prosseguir higienizando-a como de costume. O paciente deve retornar para ajustes do seu aparelho para avaliar seu funcionamento em um período que vai variar de acordo com a avaliação do dentista.

Em que casos ocorrem o bruxismo infantil?

As crianças que apresentam o ranger dos dentes, na maioria das vezes são crianças agitadas, ansiosas, à vezes medrosas, podem ter uma personalidade forte, não gostam de ser contrariadas e não sabem lidar muito bem com frustrações. São agitadas até na hora de dormir e não se entregam ao sono até ficarem exaustas. Os aspectos psicológicos tais como: agressões reprimidas, problemas escolares e familiares devem ter uma atenção especial, pois se observa um aumento da ansiedade da criança por não conseguir assimilar ou exteriorizar o problema. O diagnóstico precoce e a necessidade de tratamento trará um benefício tanto ao nível dentário, como também em muitos casos psicológicos.

Quais os resultados do tratamento, mesmo que tardio?

Não importa a causa do ranger, o restabelecimento da harmonia da mordida reduz a intensidade da dor e diminui o hábito de ranger os dentes. Usar placa de mordida é uma maneira de proporcionar um espaçamento forçado entre a maxila e a mandíbula, relaxando a musculatura e aliviando a dor. Para a dentista, o tratamento deve ser feito de acordo com a intensidade de dor citada pelo paciente. No entanto, se o distúrbio atingir a região da ATM (localizada próximo à orelha), o caso pode ser mais grave e ainda mais doloroso. Nesse caso, o paciente precisará fazer uma cirurgia para corrigir os danos estruturais.

Tratamento com botox é verdade ou mito?

A toxina botulínica, conhecida como botox, já é um meio seguro para o tratamento do bruxismo. A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, mas tem conquistado espaço na odontologia no tratamento do sorriso gengival e para diminuir dores que podem ser provenientes do apertamento dentário, aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face.

Recomendações

  • Consulte o dentista com regularidade;
  • Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
  • Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
  • Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
  • Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.

Fatores como doença periodontal e traumas podem causar a perda dos dentes. Não raramente pacientes acabam sofrendo a perda total dos dentes. Nessas situações a confecção de uma prótese total removível, popularmente conhecida como dentadura, é a solução mais prática e rápida para recuperação da estética e função mastigatória. Por ser removível, a limpeza da prótese dentária total é muito simples e rápida. Através do molde das arcadas do paciente é feita a construção da peça, usualmente de resina acrílica. A prótese dentária total tem uma vida útil, o desgaste do material e as alterações na boca com o passar dos anos exigem a substituição da mesma para que o paciente preserve sua condição de saúde, mastigação e estética.

Não faltam opções na odontologia estética, uma alternativa para ter um sorriso perfeito, em poucas horas, são as facetas de porcelana. Tratam se de finas próteses fixadas na parte externa dos dentes. Em apenas duas seções, de duas horas cada, você poderá ter um novo sorriso e um novo visual. As facetas são lâminas bem finas que cobrem a parte visível dos dentes, como uma espécie de revestimento, proporcionando uma aparência bem natural. Elas são usadas também para corrigir falhas e trincados, dentes desalinhados, desgastados, manchados ou com espaçamento. Esta é a melhor alternativa para correção de posição dos dentes. Com as facetas é possível, também, aumentar o tamanho dos dentes.

Como são feitas as facetas de porcelana

Inicialmente é feito um estudo da face do paciente, para que o resultado tenha harmonia, então os moldes são enviados para o laboratório onde são confeccionadas as facetas em porcelana e cimentadas como qualquer tipo de restauração. O trabalho precisa de reavaliações constantes, contudo, sua manutenção consiste apenas em uma higienização adequada. As facetas imitam perfeitamente a cor, textura e transparência natural dos dentes, muitas vezes é impossível identificar a diferença entre os dentes naturais e os com facetas. Elas são muito duráveis e resistentes, não perdem a cor mesmo depois de anos.

De que material são as facetas de Porcelana

Os materiais utilizados na fabricação das facetas dentárias são resina e porcelana, ambos podem ser fabricados por protéticos em laboratório de próteses dentárias ou com aplicação direta de resina no consultório. As facetas em porcelana são minimamente invasivas, ou seja, muitas vezes nem é preciso desgastar os dentes para sua instalação. As facetas podem ser fabricadas com diversos materiais, existem inúmeros tipos de cerâmicas odontológicas que agregam diferentes tecnologias produzidas especialmente para a confecção de dentes, preocupando-se cada vez mais com a estética e o aspecto natural.

Efeitos adversos da técnica de clareamento interno

Mudanças na dentina e esmalte são os mais importantes podendo afetar o tempo de duração das restaurações e também a resistência estrutural do dente. Problemas menos comuns estão
relacionados a reabsorções cervicais que deixam o dente com uma coloração rosa, mas que se detectada precocemente pelo dentista podem ser resolvidas.

Porcelana E-MaX

Outra opção são as facetas de cerâmicas feldspáticas que tem melhor translucidez, mas não a mesma resistência. Ainda, a E-MaX é uma marca patenteada de uma cerâmica reforçada com dissilicato de lítio. E tem as facetas do tipo lentes de contato, que não representam nenhum desgaste dos dentes envolvidos, mas não são muito indicados quando o paciente quer alterar a cor dos dentes, pois sua fina espessura não é capaz de esconder o escurecimento dos dentes. Para fixar as facetas ao dente é utilizado cimento resinoso que faz com que a porcelana torne-se forte e durável. Lembrando que a porcelana é um material frágil, mas se bem colada e fixada torna-se muito resistente.

Como cuidar da higiene bucal após a colocação das facetas de porcelana?

A limpeza deve ser feita da mesma forma que antes, escovação após as refeições e uso de fio dental uma vez ao dia. Creme dental e flúor ajudam a remover resíduos alimentares e a placa bacteriana. De qualquer forma, o #dentista deve indicar produtos específicos que podem ajudar a manter a durabilidade das restaurações.

OQuanto tempo duram as facetas? É preciso trocar depois de certo período?

A duração de qualquer prótese depende muito dos hábitos alimentares do paciente e dos cuidados que ele tem com sua boca. Hábitos como o fumo, ingestão de refrigerantes, sucos de limão podem diminuir a vida útil das #restaurações. O Bruxismo é outro fator que irá prejudicar a conservação das facetas. Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Vale lembrar que esse tempo pode ser prolongado ou diminuído de acordo com os fatores citados acima.

Porcelana ou resina? Qual a melhor escolha?

As facetas em porcelana são mais bonitas e não sofrem alteração de cor com o passar do tempo. Mas se o paciente quer resultado mais rápido a preço mais acessível, a escolha são facetas de resina, confeccionadas em apenas 1 seção e passíveis de reparos com maior facilidade apesar de sua qualidade estética ser um pouco inferior.

Quem já fez clareamento dental pode colocar as facetas de porcelana?

Pode sim, além disso, as facetas dão resultados muito mais eficazes no clareamento, elas escondem por completo o escurecimento dos dentes e é muito menos invasiva.

Você já ouviu falar em lentes de contato para dentes?

Pois essa é a mais nova aposta dos dentistas. Eles estão abusando da tecnologia para deixar o seu sorriso cada vez mais lindo! Agora o Cirurgião Dentista não é mais visto como alguém que causa dor e medo, mas sim como um profissional que pode transformar o sorriso e a vida das pessoas. A união da ciência com a arte plástica inovou mais uma vez na odontologia estética, as lentes de contato dentais, são lâminas superfinas, que medem entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, feitas de porcelana, servem para corrigir imperfeições, manchas leves, e pequenas lesões dos dentes.

Como funcionam as Lentes de contato dentais?

O tratamento é altamente estético e minimamente invasivo e na maioria das situações, sem nenhum desgaste dentário. As vantagens dessa nova moda não param por ai, as lentes de contato podem evitar o desgaste do esmalte natural e ainda dar mais volume ao dente corrigindo lacunas entre eles, o chamado diastema. Esta técnica já vem sendo testada há alguns anos e garante durabilidade, as lentes podem durar até 20 anos e não sofrem alteração de cor com o tempo. A espessura é tão fina que realmente se parecem com as lentes indicadas pelos oftalmologistas. Na verdade, estas são uma evolução nas facetas de porcelana. As facetas laminadas normais que têm pelo menos 1mm de espessura e que já impressionaram o universo da odontologia restauradora.

Como é feita a lente de contato dental?

Para a confecção individual de cada lente, é feita uma moldagem para definir o modelo de trabalho. O planejamento pode ser feito por um programa de computador. Após a aprovação do paciente é feito o procedimento radiológico da arcada dentária e antes de partir para reconstrução do sorriso, o especialista faz a simulação de como o trabalho deve ficar, para então o material ser aplicado. As lentes de contato têm grande capacidade de adesão ao dente, sendo coladas ao esmalte. O resultado é rápido, em uma única sessão o paciente já sai com o dente “novinho em folha” ou melhor “ novinho em lente”. O paciente não percebe e nem sente as lentes.

Vá agora para o espelho e imagine-se com dentes bem brancos, sem desgastes incisais, sem espaços, sem manchas, escolha seu novo sorriso e procure um dentista especializado. Essa é uma inovação odontológica que pode até mesmo corrigir o posicionamento dos dentes e alinhar dentes tortos.

Adesão das lentes de contato dentais

especializada, o valor de cada peça poderá variar. Em geral, os ganhos em termos de aparência e autoestima compensam o investimento.

Manutenção das Lentes de Contato

A translucidez das lentes produz uma tonalidade surpreendente, a superfície do dente fica praticamente intacta deixando um aspecto bem natural. A manutenção da lente de contato dental é feita durante as consultas de rotina mesmo. E melhor: não é preciso evitar o consumo de alimentos ou bebidas. A porcelana tem resistência igual ou maior a do esmalte dos dentes. A desnecessidade do preparo do dente com brocas torna o trabalho muito mais rápido e confortável para o paciente, pois não requer uso de anestesia, o que vem a ser outra grande vantagem deste tratamento.

Cada vez mais, novos materiais vêm facilitando tanto a vida do paciente, que hoje é possível reduzir em 80% o tempo necessário para desenvolver um dente de porcelana. A novidade em porcelana odontológica vem da Alemanha. Empresas de várias nacionalidades vêm aperfeiçoando os materiais utilizados pelos dentistas. Mas a porcelana desenvolvida pela Ivoclar Vivadent consegue aliar beleza e durabilidade em um único produto. Um grande número de pessoas vem optando pela odontologia cosmética, que reveste a frente dos dentes com uma faceta de porcelana ultrafina em vez de se submeter aos tratamentos de clareamento. As lâminas de porcelana não dependem da resposta do dente do paciente para apresentar um bom resultado, como acontece com o laser de clareamento. São uma opção segura e com ótimos resultados.

Contra-Indicações da Lentes de Contato Dentais

Esse método somente é contra-indiciado para quem range os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos. Nesses casos, as facetas mais grossas são melhores. Não é indicado para crianças e adolescentes, ou quando o paciente já tem prótese de porcelana ou cerâmica no dente. Visite seu dentista regularmente, consultas de #rotina são necessárias para manter um sorriso saudável.

Enviar mensagem
1
Estamos online!
Oi, tudo bem?
Em que podemos te ajudar?